A cena inicial começa de maneira diferente de outras séries. Sabe-se que Micheal acaba de fazer uma tatuagem, que no momento não vemos.
E eis que começa freneticamente a acção. Micheal dentro da sua casa tem todos os planos para a fuga da prisão afixados nas suas paredes. Para além do plano para sair da prisão, Micheal tem informações saídas em jornais e outros sobre as pessoas que estão em Fox River, desde John Abruzzi até à Dra. Sara. De um momento para o outro tira tudo das paredes, e manda o seu disco rígido para o rio. Na cena imediatamente a seguir, Micheal começa a pôr o seu plano em prática, indo simular um assalto a um banco, para poder ser condenado.
O plano de Micheal continua, já em tribunal depois do modo como actuou no banco, consegue que a juíza a condene e a mandá-la para a prisão que ele queria, a Fox River. Veronica, amiga dele e de ex-namorada de Lincoln, advogada neste momento fica perplexa com a atitude de Micheal que se mostra sempre confiante, uma confiança que nos leva a gostar logo da personagem e consequentemente da série.
E eis que entramos dentro da prisão, que durante toda esta temporada nos vai deixar cada vez mais presos a ela, cada episódio é de cortar a respiração com todo o desenvolvimento passado na prisão.
Micheal começa logo mal com o guarda prisional Bellick, que lhe vai dar muitos problemas, e conhece de seguida o seu comapanheiro de cela, Fernando Sucre, um tipo porreiro, que dá-lhe a conhecer a prisão. É aí que Micheal repara onde está o seu irmão Lincoln, repara que está num sítio isolado do resto dos prisioneiros. Micheal pergunta a Sucre como chegar a Lincoln ao que ele responde que só é possível se trabalhar para a PI (industria da prisão).
Depois de Sucre lhe dizer que Lincoln trabalhava para a PI, Micheal vai ter com John Abruzzi, chefe da PI, não tendo efeito, nem tendo ficado impressionado com o origami de Micheal, outra das características de Micheal, os seus origamis.
A acção muda de lugar por pouco tempo para um talho, onde se vê fotos de Finobacci, o tipo que meteu John Abruzzi na cadeia.
De volta à prisão, Micheal com o pretexto de que tem diabetes vai até à enfermaria onde conhece a Dra. Sara Tancredi. Micheal surpeende Sara fazendo-a admitir de maneira subtil, ainda que sem palavras, que ela é filha do governador Tancredi, perguntando-lhe o que é que a filha do governador estava a fazer numa prisão, ao que ela responde de maneira a não revelar nada. Nota-se logo ali uma química entre Micheal e Sara. Quando Sara sair da enermaria, Micheal atira um dos seus pássaros origami para o tubo de ventilação.A próxima pessoa a conhecer na prisão é Henry Pope, o “dono” do estabelecimento prisional de Fox River. Pope descobre que Micheal é engenheiro de estruturas, e pede-lhe ajuda para construir a sua réplica do Taj Mahal em madeira, para dar à sua mulher por fazerem 40 anos de casados. Micheal recusa o pedido.
Fora da prisão conhecemos os agentes Kellerman e Hale, dois agentes que vão causar muitos problemas a Veronica que faz tudo para que Lincoln deixe de estar condenado à morte. Sobre o caso de Lincoln, eles em conversa com um bispo amigo do governador que tem poder de decisão sobre o caso de Lincoln e ele diz que é contra a pena de morte e não por Lincon ter morto o irmão da vice-presidente dos E.U.A. que muda os seus princípios.
De volta à prisão, John Abruzzi recebe um telefonema de um amigo fora da prisão que diz que lhe alguém lhe enviou umas fotos de Finobacci, não deixando nenhum nome quem enviou, mas sim um origami. Abruzzi percebe logo que Micheal sabe onde está Finobacci, o tipo que lhe meteu na Abruzzi na cadeira por ter assistindo a um assassínio dele.
Após algumas confusões, Micheal fica sobre ameaça de Pope para ir para a solitária. Micheal para escapar à solitária, diz-se disponível para o ajudar com o seu projecto do Taj Mahal.
Cá fora, o bispo amigo do Governador é baleado, morrendo.
A Dra. Tancredi fica preocupada com o nível de glucose do sangue de Micheal, pensa que Micheal não tem diabetes e que a insulina pode fazer mal à saúde de Micheal. No “parque” da prisão de Fox River, Micheal compra a C-Note, outro prisioneiro em Fox River, Pugnac, um medicamento que bloqueia a insulina.
De seguida, Abruzzi deixa entrar Micheal para a PI, onde finalmente consegue falar com o seu irmão Lincoln. Diz-lhe que tem dinheiro e pessoas que os vão ajudar a desaparecer dali. Micheal diz a Lincoln que foi ele o responsável pelas estruturas da prisão de Fox River. Já numa sala fechada da PI, Lincoln pergunta a Micheal como se lembra de tudo para poderem fugira da prisão, Micheal surpreende-lhe dizendo que tem tudo nele, despindo-se, exibindo assim a tatuagem.
Um primeiro episódio de uma série surpreendente, com uma banda sonora instrumental perfeita a acompanhar o decorrer da acção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário